Teoria Dialógica dos Gêneros Discursivos

Coordenadoras: Profª Drª Maria Inês Batista Campos e Profª Drª Sheila Vieira de Camargo Grillo

Pesquisadores: Prof. Dr. Simon Bouquet - Paris X-Nanterre, Profª Dra Maria Bernadete Fernandes de Oliveira - UFRN, Profª Dra Maria da Penha Casado Alves (UFRN), Profª Dra Flávia Silvia Machado (Colaboradora)

Sub-grupo de Pesquisa: Círculo Bakhtiniano

Resumo: A abordagem dialógica dos gêneros discursivos funda-se em uma perspectiva unificada dos gêneros literários e não-literários, classificados pelas esferas da atividade humana ou da comunicação discursiva. Enquanto manifestações culturais, as esferas só existem em constante interação, impossibilitando seu tratamento isolado. Nessas esferas, os gêneros discursivos agem sobre os sujeitos falantes tanto como coerções, quanto como possibilidades de inter-ação pela linguagem. Os gêneros discursivos são enunciados por meio dos quais a subjetividade do locutor toma forma em contato com outros sujeitos, pois a inscrição de um enunciado em um gênero pressupõe sua relação com seus usos anteriores e abre possibilidades responsivas a futuros enunciados. A metodologia de análise dos gêneros discursivos apóia-se sobre os seguintes princípios:

1) os gêneros só existem nas esferas da atividade humana, cuja caracterização se constitui no primeiro passo da análise;
2) os gêneros são determinados por um feixe de critérios (de ordem frasal, textual, semântica, etc.), cabendo ao pesquisador identificar aqueles mais pertinentes à identificação dos modos de produção de sentido de determinado gênero;
3) os gêneros permitem a identificação da subjetividade do falante ou a sua finalidade discursiva que se expressa em suas escolhas e está materializada no enunciado, mas é determinada pela esfera, pelas circunstâncias e desenhada pelo gênero discursivo.

Estudantes:
Artur Daniel Ramos Modolo