Teorias da Argumentação

Coordenadora: Profª Drª Zilda Gaspar Oliveira de Aquino

Pesquisadora: Profª Dra Renata Palumbo (Colaboradora)

Resumo: A partir dos fundamentos de Teorias da Argumentação, a este subgrupo interessa observar situações diversas de interação, para destacar o modo como os usuários do sistema lingüístico organizam seus discursos e levam o interlocutor a trilhar caminhos determinados.

Acordos e desacordos, polêmicas, usualmente, estão presentes na interação, e os diversos discursos constituem lugar imprescindível para essas ocorrências, permitindo percorrer de teorias pragmáticas a perspectivas cognitivas, para alcançar como se tece esse intrincado mundo do discurso e da persuasão. A Argumentação é aqui entendida como elemento central no funcionamento da linguagem humana.

Busca-se compreender o direcionamento que vêm tomando os estudos da Argumentação, a partir de obras centrais, entre as quais se incluem a de Toulmin (1958), Perelman e Olbrechts-Tyteca (1958), Ducrot e Anscombre (1976), marcos de novas perspectivas na abordagem da Teoria da Argumentação. Retomam-se os preceitos dos estudos clássicos desde Aristóteles, a fim de que melhor se compreenda o quadro geral das teorias que têm na Argumentação seu ponto central.

Estudantes:

Anderson de Oliveira Martins

Daniel  de Almeida Torres de Brito

Daniela da Silveira Miranda

Elisângela Pereira da SilvaGabriela Dioguardi

Letícia Fernandes de Britto Costa

Renata Seriacopi Rabaça

 

Colaboradores:

Renata Palumbo

Cleide Lúcia da Cunha Rizério e Silva

Solange Ugo Luques